Segundo o Conselho Nacional da Educação, 66% dos municípios brasileiros não têm oferta de ensino superior. Todos sabem que a EAD no Brasil cresce na dianteira do ensino presencial, que aqueles formados pela modalidade alcançam resultados mais significativos em relação aos que estudaram convencionalmente e que a aprendizagem a distância contribui para a democratização do conhecimento avançado num país onde essa porcentagem nos envergonha.

É muito comum no Brasil que responsáveis por “supervisionar”, “monitorar”, “regulamentar” ou “decidir” sobre a alocação de recursos que envolvem a EAD, saibam pouco sobre a história, a natureza, os verdadeiros benefícios e sucessos mundiais já alcançados pela aprendizagem a distância. Então, nada melhor do que uma “ajudazinha” por parte daqueles que mais entendem do assunto: membros da comunidade de profissionais de EAD do país. Assim, a ABED quer estimular seus associados (e outros interessados) a pensar com ousadia, imaginação e espírito desafiador sobre medidas que um Ministro de Estado poderia adotar para catapultar a EAD a uma posição de real destaque, contribuindo para o crescimento qualitativo de Educação no país.

Lembramos que o 21° CIAED, como em edições anteriores, aceitará trabalhos científicos, apresentações, mesas-redondas e minicursos sobre todo o grande leque de assuntos envolvendo a prática da EAD. Mas sugerimos essa opção para incentivar contribuições a propósito de possíveis ações por parte do atual e de futuros Ministros da Educação do Brasil, a fim de promover a expansão, a qualidade e o papel de “inclusão” que a EAD representa dentro e fora do país, em todos os níveis de aprendizagem. Além do elenco de eventos oferecidos pelo XXI Congresso, a Comissão de Programação decidiu realizar uma captação de ideias. Uma comissão julgadora especial selecionará os três melhores textos submetidos à aprovação (os quais não devem ultrapassar o limite de 500 palavras cada), que serão contemplados durante o encontro em Bento Gonçalves/RS. Os textos submetidos devem ser encaminhados, via e-mail, ao endereço papers@abed.org.br, até 31 de agosto de 2015. Havendo grande interesse nessa ação, será possível realizar uma ou duas mesas-redondas sobre o tema proposto para o evento. No site da ABED serão publicadas todas as ideias que a comissão julgadora considerar de valor.

Cérebros à obra!

 

Fredric M. Litto
Presidente da ABED

Fonte: http://www.abed.org.br/hotsite/21-ciaed/pt/apresentacao/