Se eu fosse Ministro da Educação, eu faria o seguinte a propósito da EAD …

Segundo o Conselho Nacional da Educação, 66% dos municípios brasileiros não têm oferta de ensino superior. Todos sabem que a EAD no Brasil cresce na dianteira do ensino presencial, que aqueles formados pela modalidade alcançam resultados mais significativos em relação aos que estudaram convencionalmente e que a aprendizagem a distância contribui para a democratização do conhecimento avançado num país onde essa porcentagem nos envergonha.

É muito comum no Brasil que responsáveis por “supervisionar”, “monitorar”, “regulamentar” ou “decidir” sobre a alocação de recursos que envolvem a EAD, saibam pouco sobre a história, a natureza, os verdadeiros benefícios e sucessos mundiais já alcançados pela aprendizagem a distância. Então, nada melhor do que uma “ajudazinha” por parte daqueles que mais entendem do assunto: membros da comunidade de profissionais de EAD do país. Assim, a ABED quer estimular seus associados (e outros interessados) a pensar com ousadia, imaginação e espírito desafiador sobre medidas que um Ministro de Estado poderia adotar para catapultar a EAD a uma posição de real destaque, contribuindo para o crescimento qualitativo de Educação no país.

Lembramos que o 21° CIAED, como em edições anteriores, aceitará trabalhos científicos, apresentações, mesas-redondas e minicursos sobre todo o grande leque de assuntos envolvendo a prática da EAD. Mas sugerimos essa opção para incentivar contribuições a propósito de possíveis ações por parte do atual e de futuros Ministros da Educação do Brasil, a fim de promover a expansão, a qualidade e o papel de “inclusão” que a EAD representa dentro e fora do país, em todos os níveis de aprendizagem. Além do elenco de eventos oferecidos pelo XXI Congresso, a Comissão de Programação decidiu realizar uma captação de ideias. Uma comissão julgadora especial selecionará os três melhores textos submetidos à aprovação (os quais não devem ultrapassar o limite de 500 palavras cada), que serão contemplados durante o encontro em Bento Gonçalves/RS. Os textos submetidos devem ser encaminhados, via e-mail, ao endereço papers@abed.org.br, até 31 de agosto de 2015. Havendo grande interesse nessa ação, será possível realizar uma ou duas mesas-redondas sobre o tema proposto para o evento. No site da ABED serão publicadas todas as ideias que a comissão julgadora considerar de valor.

Cérebros à obra!

 

Fredric M. Litto
Presidente da ABED

Fonte: http://www.abed.org.br/hotsite/21-ciaed/pt/apresentacao/

Read more

Como Escolher a Palestra Ideal para um Evento?

A escolha de uma boa palestra é de praxe um momento muito importante para a empresa. Tal apresentação poderá otimizar produção, melhorar relacionamentos entre colaboradores, e consequentemente, gerar resultados positivos para a empresa. Trata-se de um investimento, que a curto ou médio prazo, garantirá algum retorno pessoal e profissional para a equipe de espectadores.

Porém, é sempre bom manter algumas medidas para evitar surpresas desagradáveis com a palestra contratada. Algumas vezes, o investimento no palestrante não traz à empresa o benefício esperado. Não se trata obrigatoriamente do preço do evento, mas sim se o benefício obtido foi superior ao investimento.

Um profissional de RH, que é quem geralmente contrata este tipo de serviço, pode acabar em “maus lençóis” ao ter que explicar o porquê de ter parado o trabalho de um grupo de pessoas para ouvir um monte de histórias sem fundamento. Por este motivo, a contratação de palestras exige muito cuidado.

Uma boa palestra, não é aquela em que o palestrante traz um monte de histórinhas, misturadas a piadas ou citações, que farão a plateia rir e adorar tal evento. Muitas vezes, a empolgação do momento faz com que um evento fraco seja aplaudido de pé.

No entanto, após terminada tal apresentação, as pessoas percebem que ela não ajudou em praticamente nada e, para piorar, acabam frustradas. O que era para ser uma motivação ou inspiração acaba por ser um fator completamente desestimulante. O momento da explanação pode ter sido muito prazeroso, mas no fundo, percebe-se que ela não terá utilidade.

Por outro lado, pensar num palestrante que só se preocupa em passar o conteúdo, e que assim todos ficarão satisfeitos com o resultado, é uma maneira um tanto equivocada de ver a questão. Se a apresentação tiver como objetivo somente o conteúdo, outro erro poderá ser cometido. Uma boa palestra não é uma aula. A finalidade do ensino em escolas e universidades é transmitir determinada matéria, o que precisa ser assimilado e pede uma grande concentração por parte dos alunos.

Quando o assunto é palestra, a sistemática é diferente. Além de ensinar, o evento é proferido a um público que não tem, obrigatoriamente, a necessidade de aprender. Um discurso duro, sem técnicas específicas, poder resultar numa facilidade de dispersão dos espectadores. Este tipo de público quer obter informações de maneira mais suave, sem ter que fazer muito esforço.

O profissional de palestras traz um conjunto de informações, conta uma história cativante, uma experiência para ilustrar a apresentação, se vale de elementos visuais para auxiliar na compreensão do tema, e apresenta um conceito que irá surpreender a todos. Em resumo, fará um equilíbrio entre o espetáculo e o conteúdo.

Assim, todas as etapas do evento serão transmitidas para uma plateia entretida, que irá absorver de maneira didática aqueles conhecimentos que estão sendo repassados. O palestrante também fará um fio condutor que ligue toda a palestra, do primeiro ao último bloco, o que garantirá um certo movimento na apresentação, evoluindo o assunto de acordo com o andamento do evento.

Tal condução é o que irá gerar a sensação de que cada etapa é interdependente. Ao concluir a palestra, uma basta rever, de forma breve, as mensagens de cada um dos blocos para mostrar como tudo que foi apresentado está envolvido na mesma mensagem.

Esta sim seria uma ótima palestra. Aquelas que propõem um show, deixarão, o conteúdo ainda mais atraente. O profissional que tiver tal competência, garantirá um benefício, como dito no início do texto, superior ao investimento.

A garantia de um bom evento para sua empresa, de fato, está mais próximo do que você imagina! A Profissionais S.A. é uma agência de palestras que dispõe de um casting com os maiores nomes do segmento do país. São palestrantes das mais variadas áreas do conhecimento, todos com vasta experiência no universo de palestras. Então, se você precisa realizar um evento para sua equipe ou colaboradores de sua empresa, a solução está aqui. Nossa fórmula é simples: levar o palestrante ideal até você.

 

Fonte: http://profissionaissa.com/como-escolher-a-palestra-ideal-para-um-evento/

Read more

O que saber para ingressar na carreira de palestrante?

Se você possui habilidade para falar em público, experiência em um determinado segmento, conhecimento e perfil de empreendedor, então você pode ser bom palestrante. De acordo com especialistas, ingressar na carreira de palestras não é tarefa mais fácil do mundo, porém a remuneração é muito atraente. Alguns profissionais em início de carreira faturam de R$ 3 mil a R$5 mil, já nomes consagrados pelo publico chegam a ultrapassar a casa dos R$60 mil.

O palestrante é um prestador de serviços que funciona como uma empresa. E sua produção, que é a palestra, precisa ser interessante, ou o negócio não será lucrativo. Para que o produto seja aceito pelo “mercado”, é necessário que o palestrante tenha, além do domínio do assunto, a habilidade de falar um público super desenvolvida. O mercado de palestras pede pessoas que saibam lidar com o improviso, responder de forma ágil perguntas que não estejam dentro de um possível roteiro. O carisma é outro fator essencial para o palestrante. Outros quesitos que ajudarão de forma positiva é possuir uma excelente rede de contatos, e também um bom conhecimento em marketing.

Porém é preciso observar que gostar de falar em público não é garantia de sucesso, pois farão falta algumas habilidades empreendedoras. Se ser palestrante, é quase como ser uma empresa. É preciso que o profissional possa gerenciar de forma correta tal “empresa”. Uma pesquisa de campo sempre ajudará, além de manter contato com outros profissionais que atuam na área. Uma boa maneira de iniciar no mercado de palestras é obter experiências dando aulas, treinamentos e outros tipos de contato com público.

Para conseguir estabelecer uma clientela, que obviamente pague o valor de R$3 mil a R$10 mil por trabalho, é necessário ter o conhecimento real daquilo que pretende passar para o público. Usar recursos diferentes na hora da apresentação também trará vantagens. Obviamente, que além de prender a atenção da plateia, tal profissional deve estudar e ler muito.

Agir como profissional é levar o ofício de palestrante como um negócio, e não como um extra. É possível viver de palestra, com dedicação e bastante trabalho. O que a maioria das empresas contratantes procuram é autoridade e vivências sobre o tema abordado. O que os gestores procuram com palestras é gerar resultados, por isso todo o comprometimento fará a diferença na hora de uma boa apresentação.

A Profissionais S.A. abre as portas para todos os interessados em participar deste universo de apresentações, palestras e treinamentos. Nosso trabalho já é reconhecido no mercado, e a sua participação entre o nosso casting será muito bem-vinda. Somos uma agência que oferece profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para palestras, treinamentos e apresentações. Se você tem interesse de ingressar no mercado de palestras, deixamos mais algumas breves dicas para que sirvam de auxílio em sua carreira, e que ela possa ser desenvolvida de maneira séria e responsável, e com muito sucesso.

> Dicas

Início – Para obter êxito neste mercado, é importante saber que o produto é o compartilhamento de conhecimento. Além disso, o profissional precisa estar capacitado para este trabalho como um negócio.

Qualidades – Característica de empreendedor é indispensável. Dominar o assunto, carisma e habilidade de falar em público também irão complementar a formação profissional. Uma grande rede de contatos será de grande auxílio na carreira.

Para transformar de vez em negócio – Para um planejamento é preciso ter clareza da missão, visão e valores e saber os motivos exatos que levaram a escolher tal atividade.

 

Fonte: http://profissionaissa.com/o-que-saber-para-ingressar-na-carreira-de-palestrante/

Read more

Palestra de Daniel Godri motiva o comércio de Novo Hamburgo

Considerado um dos melhores palestrantes motivacionais do Brasil, Daniel Godri realiza palestra em Novo Hamburgo. O evento ocorre na noite de quarta-feira (3), às 20 horas, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166). Auditório lotado e sucesso absoluto na palestra de 2013 na capital do Vale do Sinos, o encontro com os lojistas em 2014 terá como tema “Os vencedores do amanhã – desenvolvendo o espírito empreendedor para o novo milênio”.

Daniel Godri é presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas (IBMV) e considerado um dos principais nomes no mercado de palestras motivacionais. Ele é administrador de empresas especializado em Marketing e Metodologia do Ensino Superior, autor de vários livros, vídeos motivacionais e apresentador de TV, ele é considerado um ícone dos Recursos Humanos.

A palestra é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo com a Rádio 105,3 União FM, com apoio de Sicredi, Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, Union Hotel e Faculdades Ftec. Os ingressos da última palestra de Godri no Rio Grande do Sul este ano já estão à venda e associados da CDL-NH têm desconto na compra. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3582.3535 ou pelo e-mail fabiane@cdl-nh.com.br.

Read more
Pages:«1...7891011121314