Normatização da Concessão do Título de Membro da Sociedade  Brasileira de Palestrantes

 

Sociedade Brasileira de Palestrantes

03 de setembro de 2015

Este documento é a primeira publicação relativa a Normatização da Concessão do Título de Membro da Sociedade Brasileira de Palestrantes, organização nacional e privada criada em 25 de fevereiro de 2015 com a Missão de formar comunicadores de maneira efetiva, rápida e consistente, além de disseminar conhecimentos entre os membros e as organizações através da realização de palestras, eventos e cursos de capacitação. 

Presidente: Julio Cesar Prusch

Presidente do Conselho: Wilson Calé

Conselheiros:

Marcelo Clark

André Silva

Carlos Menchick

Cleiton Charutti

Leandro Milani

Carlos Souza

Silvia Dahmer

Rodrigo Oliveira

Juliana Zimmer

 

PARTE I – CONCESSÃO DO TÍTULO DE MEMBRO

O Título de Membro da Sociedade Brasileira de Palestrantes emitido pela SBP,  identifica o profissional com formação adequada e apto a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência. Os critérios aqui estabelecidos estão de acordo com as exigências estabelecidas pelo Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Palestrantes.

 

Artigo I – Poderão ser membros da SBP pessoas jurídicas ou físicas enquadrando-se nos pré-requisitos abaixo e corroborados pelo Conselho Consultivo da SBP

Item A – Para ser Membro Corporativo

Quem pode ser Membro Corporativo? Empresas e entidades em geral atuantes nos setores da indústria, comércio e serviços, associações, sindicatos, federações, clubes, cooperativas e órgãos.

As empresas e entidades associadas a SBPalestrantes são as principais beneficiadas pelos eventos promovidos pela Sociedade. A SBPalestrantes disponibiliza aos Membros Corporativos, o Catálogo Nacional de Palestrantes que é o canal de acesso aos profissionais com foco em educação corporativa através de capacitação. Entre as vantagens oferecidas aos Membros Corporativos estão:

  • Isenção de taxa de adesão;
  • Descontos para a participação da sua empresa em todos os eventos promovidos pela SBPalestrantes;
  • Uso da Chancela de “Membro” da Sociedade Brasileira de Palestrantes;
  • Descontos para contratação de Palestras e Treinamentos;
  • Descontos para contratação de mídias no site;
  • Desconto de 20% no curso EAD Basic Speaker;
  • Reembolso integral do valor investido no curso EAD na inscrição do curso Professional Speaker.

Observação especial:

Não serão aceitos como Membros Corporativos empresas com razão social e/ou nome fantasia cujo nome seja de Pessoa Física, mesmo quando tratar-se de empresa individual e que possua CNPJ. Para estes casos a associação deverá ser através da opção MEMBRO POR ADESÃO prevista pela Sociedade Brasileira de Palestrantes.

 

Item B – Para ser Membro por Adesão

Para ser Membro por Adesão, o interessado deverá comprovar através de declaração verbal ou escrita que já exerce a profissão de Palestrante/Instrutor em atividades tais como Palestras, Cursos, Workshops, Treinamentos e afins há mais de 3 anos e/ou possuir mais de 50 apresentações em público nos mesmos formatos mencionados acima. Além disso deverá efetivar sua adesão, através do pagamento da taxa única de adesão correspondente a 50% do valor do investimento no Curso presencial Professional Speaker.

Valor para adesão: R$ 3.100,00

Quem pode ser Membro por Adesão? Profissionais atuantes no setor com significativa experiência no mercado.
Todos os profissionais que atuam na área de capacitação, desenvolvimento humano, educação corporativa e afins, poderão tornar-se Membro da Sociedade Brasileira de Palestrantes. Os principais benefícios oferecidos são a exclusividade de inclusão no Catálogo Nacional de Membros Palestrantes e o foco comercial por parte da sociedade, o que garantirá visibilidade permanente perante aos Membros Corporativos.

Entre as vantagens oferecidas aos Membros por Adesão estão:

  • Inclusão no Catálogo Nacional de Membros
  • Uso da Chancela de “Membro” da Sociedade Brasileira de Palestrantes
  • Visibilidade nacional através da publicação de artigos no site da SBPalestrantes;
  • Utilização de página exclusiva dentro do site da Sociedade Brasileira de Palestrantes;
  • Divulgação de seus Livros, DVDs, CDs, etc. gratuitamente através de link no site da SBPalestrantes;
  • Palestras e eventos que você ministra chancelados pela SBPalestrantes*;

 

Item C – Para ser Membro por Certificação

Seja Membro por Certificação automaticamente após realizar um dos cursos presenciais:

  • Professional Speaker – Capacitação para a carreira de palestrante.
  • Master Speaker – Aperfeiçoamento para palestrantes profissionais.

Quem pode ser Membro por Certificação? Profissionais de diversas áreas seja qual for a sua experiência profissional.

Ao realizar um dos cursos presenciais oferecidos pela SBPalestrantes você se tornará Membro e terá acesso a inúmeras vantagens. Entre as vantagens oferecidas aos Membros por Certificação estão:

  • Inclusão no Catálogo Nacional de Membros
  • Uso da Chancela de “Membro” da Sociedade Brasileira de Palestrantes;
  • Visibilidade nacional através da publicação de artigos no site da SBPalestrantes;
  • Utilização de página exclusiva dentro do site da Sociedade Brasileira de Palestrantes;
  • Divulgação de seus Livros, DVDs, CDs, etc. gratuitamente através de link no site da SBPalestrantes;
  • Descontos para contratação de serviços Help Speaker SBPalestrantes;

 

Artigo II – Inscrições

Item A – Os cursos de formação da Sociedade Brasileira de Palestrantes ocorrerão com periodicidade de 3 vezes ao ano, podendo  ocorrer alterações previamente comunicadas para mais ou para menos conforme conveniência da SBP.

Item B –  As adesões poderão ser feitas a qualquer tempo desde que observadas as regras mencionadas no Artigo I , Item A , B e C.

Observação especial:  Inscrições com pagamento a vista. Em relação aos pagamentos com desconto a vista, os mesmos deverão ser feitos de forma antecipada na assinatura da inscrição. Também poderá ser aceito nas condições consideradas para pagamento a vista a opção de um sinal de 20% não reembolsável em caso de desistência. O saldo do pagamento total deverá ser feito no máximo em até 15 dias antes da realização do evento. 

Artigo III – Documentos necessários para inscrição

Item A – Conforme a qualificação de MEMBRO (Corporativo, Certificação ou Adesão) deverão ser preenchidas as fichas cadastrais a disposição no site www.sbpalestrantes.com.br

Artigo IV – Para a autorização de uso do brasão (chancela) de MEMBRO

Item A – O curso de EAD(Basic Speaker) não autoriza e não contempla a inclusão de seu aluno como Membro da Sociedade, sendo direito exclusivo dos egressos através de Adesão e/ou Certificação.

Item B – Para os Membros Corporativos o uso de brasão(chancela) só é permitido em publicidades da organização(empresa), sendo vedado terminantemente seu uso por pessoa física ligada ou não a organização(empresa) Membro.

Item C – No momento em que o associado tornar-se Membro por adesão e/ou por Certificação, terá direito ao uso do Brasão de Membro da SBP em todo o seu material de divulgação e publicidade, entretanto, simultaneamente deixa tacitamente autorizado a utilização de captura de sua imagem/veiculação de sua imagem e mini CV no site da organização bem como em todos os materiais publicitários da SBP incluindo redes sociais, sem que haja qualquer ônus a qualquer tempo.  

 

Artigo V – Conteúdo programático dos Cursos

Item A – Basic Speaker EAD  Planejamento e apresentação de palestras 

 

O Palestrante e a Platéia

Módulo 1 – Oratória – História e Fundamentos

Módulo 2 – Vencendo o medo de falar em público

Módulo 3 – Conquistando Habilidades Básicas

Módulo 4 – Conhecendo o Público – Auditório

 

O Palestrante e a Palestra

Módulo 5 – Construindo o Roteiro

Módulo 6 – Construindo a Palestra

Módulo 7 – Durante a Palestra

de palestrante para palestrante

O Palestrante e a Técnica

Módulo 8 – Recursos Técnicos

Módulo 9 – Lidando com as perguntas do auditório

Módulo 10 – Descobrindo seu perfil de palestrante

de palestrante para palestrante

 

Item B – Professional Speaker – Capacitação para a Carreira de Palestrante

 

Módulos 1 e 2 – Comunicação e técnicas de apresentação

Wilson Calé

  • Estado Atual e Estado Desejado do Palestrante e a identificação das crenças limitantes.
  • Argumentação e Retórica: Ethos, Pathos e Logos.
  • Aspectos técnicos e comportamentais na excelência em Persuadir e Convencer pessoas e plateias.
  • O poder de impactar o receptor através da Comunicação não verbal.
  • A Comunicação e As quatro formas de conexão.
  • A Magia dos Palestrantes e O processo de transmutação alquímica.
  • Os tipos de Palestras.
  • Elocução é uma Arte e não uma ciência.
  • As 20 competências essenciais do Palestrante contemporâneo.
  • Como confrontar o Medo de Falar em Público.
  • Os motivos do Medo e seus antídotos.
  • A preparação técnica e Psicológica do Palestrante.

 

Módulos 3 e 4 – Medo e ansiedade antes e durante a palestra

Fabiano Camilo

  • Inverter o ciclo da Ansiedade passando a aproveitar esta energia caótica de maneira construtiva.
  • O que é a Ansiedade?
  • Ansiedade e suas causas.
  • O Ciclo Negativo e Positivo da Ansiedade.
  • Conselhos práticos para lidar com a Ansiedade antes e durante a Palestra.
  • Exercícios práticos para controlar a ansiedade.
  • Competências essenciais para o Desenvolvimento Integral de um Palestrante: Concentração, Memória e Relaxamento.

 

Módulos 5 e 6 – Como falar em Público – Dicção, Oratória e desinibição

Sergio Stock

  • Planejamento e organização da Fala (técnica dos 3 textos).
  • Elaboração de roteiro (5 passos básicos).
  • Gestos e Posturas para ser melhor entendido.
  • Eliminação de vícios e sujeiras da fala.
  • Ganhe credibilidade ao falar.
  • Exercícios para melhoria da voz e da fala.
  • Respiração diafragmática.
  • Higiene aplicada à voz.
  • Exercícios de articulação
  • O entendimento da Fonética.
  • Postura, abordagem, vestuário.
  • Entendendo e driblando o medo de falar em público.

 

Módulo 7 – A importância do Marketing Digital na carreira de um Palestrante

Erick Formaggio

  • Marketing digital – conceituação geral da comunicação via o meio digital
  • SEO – apresentação dos conceitos básicos
  • Links Patrocinados – apresentação dos conceitos básicos
  • Social media – engajamento do público via redes sociais e o conceito de inteligência coletiva.
  • Email marketing – manter o contato para eventos futuros.

 

Módulo 8 – Comunicação com o Mercado Corporativo

Julio Prusch

  • O que um empresário espera ao contratar um palestrante.
  • A importância de conduzir uma reunião de briefing.
  • Dicas para edição de livros.

 

Módulo 9 e 10 – Teatralização para palestrantes

Flavio Guerrico

  • Teatralização para Palestrantes.
  • Postura física e prontidão
  • Musicalidade e inflexão vocal
  • Cenário – (recursos audiovisuais, espaço físico, atmosfera, luz, acústica, uso de microfone (lapela, headset, sem fio…)
  • Plateias (para quem você vai falar/atuar?) 
  • Qual é o seu papel – Você sabe exatamente o que lhe cabe: texto, marcação e metáfora? 
  • Não tenha dúvida: o mais difícil é ser simples (mas não seja superficial)
  • Sustente sua personagem – Técnicas para não perder o foco e a atuação
  • Evitando a cilada de agradar com vulgaridade
  • Técnicas para chegar ao aplauso! Você tem que brilhar!
  • Sabendo o momento de sair de cena
  • Aquecimento corporal, vocal e emocional.
  • Tempo de atenção – como manter a plateia conectada
  • Encontrando a energia vital – ritmo e movimento 
  • Pontos de apoio e referências físicas para a atuação
  • Ponto de conexão – captando a plateia pela “alma” 
  • Competência orgânica: quando o seu texto ganha verdade.
  • Método para comunicação objetiva.
  • Utilizando com eficácia os diversos canais/recursos para comunicação.
  • A construção dos nossos personagens  – quadrantes dominantes, auxiliares e inversos.

 

Módulos 11 e 12 – Planejamento e organização de uma palestra

Wilson Calé

  • Diagnóstico técnico do Palestrante.
  • Coisas que podem dar errado em uma palestra.
  • Passos para preparação técnica de uma palestra.
  • Organizando sua Palestra. Partes e Proporcionalidade.
  • Dicas e cuidados fundamentais em cada etapa da palestra.
  • Métodos de Persuasão do Palestrante e construção de credibilidade.
  • Escolhendo um tema e coletando conteúdo.
  • Análise demográfica do público e adaptação.
  • Estratégias para manter e elevar a atenção da plateia.
  • Respondendo as perguntas da plateia e compreendendo a motivação por trás das perguntas.
  • Utilização de recursos visuais e dicas importantes para PPT ou PREZI.
  • Solucionando problemas e resolvendo situações complicadas durante a palestra.

 

Item C – Master Speaker – Aperfeiçoamento para Palestrantes Profissionais

Mentoring e alinhamento de carreira para Palestrantes Profissionais

 

Artigo VI – Responsabilidades dos Membros e da SBP

Item A- Os Membros deverão sob pena de exclusão sumária dos quadros da SBP  (sem qualquer tipo de ressarcimento e/ou indenização) respeitar as normas da Sociedade Brasileira de Palestrantes conforme abaixo:

  • Não utilizar o nome da SBP nem seu brasão(chancela) em cursos, treinamentos, e/ou eventos caracterizando a mesma como organizadora, patrocinadora, apoiadora e/ou a qualquer título sem a prévia autorização por escrito da Sociedade Brasileira de Palestrantes.
  • Não utilizar o brasão(chancela) da SBP em certificados e/ou diplomas de participação em cursos treinamentos, e/ou eventos sem a prévia autorização por escrito da Sociedade Brasileira de Palestrantes.
  • Não escrever matérias, artigos ou afins, nem dar entrevistas e/ou qualquer tipo de declaração em nome da Sociedade Brasileira de Palestrantes sem a prévia autorização da organização.
  • Não utilizar conteúdos programáticos da SBP sobre qualquer pretexto para cursos, treinamentos, e/ou eventos

Item B- A SBP compromete-se a respeitar o acordo vitalício para seus membros conforme abaixo:

  • Todos os Membros da SBP, sejam eles por adesão, certificação ou Corporativos terão seu título garantido por todo o tempo de duração da Sociedade Brasileira de Palestrantes sem qualquer custo adicional com exceção daqueles previstos nesta normatização;
  • Além das vantagens oferecidas e descritas nesta normatização, a SBP de forma obrigatória é responsável pelo fornecimento de certificado de conclusão dos cursos que promove. O prazo máximo deste fornecimento será de 15(quinze) dias a contar da data de conclusão e de forma totalmente gratuita.
  • A SBP poderá a seu critério promover e vender palestras, cursos, treinamentos e afins de seus Membros, sendo seus os critérios de escolha, desde que respeitado o percentual de 20%(vinte por cento) a título de comissionamento pela intermediação que deverão ser pagos pelo palestrante MEMBRO.
  • A SBP não poderá promover e vender palestras, cursos, treinamentos e afins de profissionais que NÃO SEJAM MEMBROS DA Sociedade Brasileira de Palestrantes.

Item C- Por tratar-se de organização privada e com fins lucrativos, a Sociedade Brasileira de Palestrantes convenciona que:

  • Os títulos auferidos pela SBP são vitalícios, mas não obrigam que a organização seja por si só, vitalícia,
  • Em caso de dissolução da sociedade a qualquer tempo e por qualquer motivo alheio a sua vontade a organização Sociedade Brasileira de Palestrantes, com inscrição no CNPJ sob o nº 173.551/0001-90, a SBP, bem como seus sócios, nada devem a qualquer tempo a seus MEMBROS, sejam eles membros por Adesão, Certificação ou Corporativos.
  • A SBP reserva-se o direito de adequar suas normas de funcionamento a qualquer tempo, sendo de sua exclusiva prerrogativa modificações, adequações, inclusões e exclusões.

 

Porto Alegre 03 de setembro de 2015